Pular para o conteúdo principal

Como montar um salão de beleza


Como montar um salão de beleza

Publicado em 14 de abril de 2020 por Nathan Lucio


Quer saber como montar um salão de beleza? Então aproveite bem esse artigo porque ele foi preparado cheio de informações e dicas que vão te ajudar não só a abrir o seu salão de beleza, como também a se diferenciar dos concorrentes e ganhar dinheiro.
Esse é um segmento que tem grande força em qualquer lugar, só que também possui bastante competitividade. Para conseguir ganhar dinheiro nesse cenário é preciso criar um negócio inovador, criativo e que dê ao cliente o serviço de excelente qualidade, com conforto e um ótimo atendimento.
Por mais que pareça simples, esse é um negócio que precisa ser planejado com muito cuidado e atenção a certos detalhes. É para isso que estou aqui! Quero te fazer enxergar quais são esses pontos e como você pode trabalhar para não deixa-los de lado.
Eu tenho certeza que você vai tirar muito proveito desse texto e vai entender como montar um salão de beleza de uma maneira simples, prática e bem direta! Meu objetivo aqui é te ajudar e se você colocar essas informações em prática verá a mudança ocorrer na sua vida.
Venha comigo!

Mercado para abrir um salão de beleza


Uma das primeiras coisas que você precisa se preocupar sobre como montar um salão de beleza é entender como anda o mercado para abrir um salão de beleza aí na sua região. Ao entender como está a situação você poderá pensar em estratégias mais eficientes para atender e agradar o público.
Através de informações do Sebrae eu vou te dar uma visão geral de como está o mercado para abrir um salão de beleza no Brasil.
Apesar da crise que o Brasil ainda está vivendo, esse é um segmento que cresce em média 10% ao ano e que movimenta mais de R$30 bilhões por ano! Para que você tenha uma ideia, 56% das mulheres brasileiras não estão satisfeitas com a sua aparência, 79% usa produto de beleza e o gasto médio mensal com tratamentos de beleza é de R$97.
Esses dados só mostram o quanto esse é um setor que pode ser investido, que pode ser bem trabalhado e gerar bons resultados. Como eu já falei, por ter grande potencial existe muitos concorrentes.
Você só vai conseguir arranjar um espaço e se posicionar bem se vier com o objetivo de fazer a diferença, de trabalhar duro para se destacar. É isso que você quer? Está disposto a fazer o que tiver que fazer para construir um negócio de sucesso?

Faça um planejamento


Como montar um salão de beleza
Não adianta nada querer abrir um negócio e ir montando ele automaticamente, sem pensar, sem planejar e sem estrutura. Isso é um erro que muita gente comete e com o passar dos anos parece que esse número só aumenta.
Você vai precisar fazer um plano de negócio para sua empresa. Até porque saber como montar um salão de beleza é muito mais do que contratar um cabeleireiro e alugar um lugar, vai muito além disso!
É preciso reconhecer os serviços que você vai trabalhar, quem quer atingir, o tamanho do negócio, a estrutura, quanto vai precisar gastar, a expectativa de faturamento, quantos profissionais contratar.
A partir disso você terá uma visão mais ampla do seu negócio, sabendo exatamente qual o próximo passo a dar e como trabalhar. Lembre-se que o índice de empresas que falem nos cinco primeiros anos é altíssimo e na maioria das vezes isso acontece por falta de planejamento.
Se você que ganhar dinheiro com um salão de beleza precisa se projetar com antecedência!

Defina o seu público alvo


Eu acredito que poucos são os empreendedores desse ramo que pensam nisso. Até porque quando falamos de montar um salão de beleza automaticamente pensamos em atender a todo mundo, de qualquer maneira. Só que não é bem assim!
Existem muitos salões que trabalham segmentados. Por exemplo: existe salão de beleza que só trabalha com homens, outros que são especializados no cuidado com cabelos cacheados e crespos, outros que só atendem crianças.
Mesmo que você não faça algo tão segmentado, você precisa entender qual é o cliente que quer atender. Quer atender um público que tem maior rendimento financeiro? Quer atender um público mais popular.
Somente com a definição do seu público alvo é que se pode começar a entender como montar um salão de beleza. É como a base de todo o seu negócio. Por isso escolha bem, defina e a partir daí compreenda as necessidades, vontades e desejo desse grupo de pessoas.

Cuidados com a legalização


Assim como qualquer tipo de negócio e empresa você precisa estar preparado para cuidar das partes burocráticas de instalar um salão de beleza. Além do que todo mundo tem que fazer, como o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, existem outros pontos que você vai precisar se preocupar.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é um dos órgãos que estarão sempre presentes na sua vida. Você deverá entrar em contato com eles antes de começar a montagem do seu salão de beleza para conhecer todas as exigências e características que eles delimitam.
A questão aqui é que você não vai só se preocupar com isso na hora de montar o salão de beleza, mas durante todo o tempo do negócio você deverá manter tudo correto. Essa fiscalização costuma ser bastante rigorosa, então você precisa ter o máximo de cuidado com isso.

Como montar um salão de beleza: Parte estrutural


Como montar um salão de beleza de sucesso
Independente se você quer saber como abrir um salão de beleza pequeno ou grande, as dicas que eu separei aqui vão servir para você. Por isso dê atenção a elas e sempre tente moldá-las para a realidade do seu público alvo.
Esse é um dos pontos mais importantes no negócio! Trabalhar levando todo o seu negócio para o seu público alvo determinado. Assim as chances de resultados positivos são bem maiores.
Observe:

Localização

A escolha do local ideal é fundamental para montar um salão de beleza de sucesso. O primeiro ponto sobre isso é que de nada adianta ter a melhor estrutura se o seu salão não é visto por ninguém. Então procure uma área com grande fluxo de pessoas! Seja residencial ou comercial o que importa mesmo é ter movimento.
Além disso, o local de instalação do salão precisa ser de fácil acesso, seja de carro ou de outras formas de transporte. Seu cliente não deve ter dificuldade alguma para chegar ao seu estabelecimento.
Também é importante analisar a concorrência. Dependendo de qual seja a empresa, não é bom estar muito próximo. Isso pode acabar confundindo os clientes. Em algumas situações, porém, estar próximo de um “rival” é uma ótima sacada.
Cada caso é específico e você precisa analisar com cuidado. Se você não oferecer serviço e estrutura melhor do que o que está perto da localização que você quer, o melhor é evitar se instalar por lá.

O ambiente precisa ser confortável

Se você tem muito dinheiro para investir ou pouco, não importa. O que importa mesmo é que você consiga criar um ambiente confortável e aconchegante para os seus clientes. Se você tiver condições financeiras, o melhor é que contrate um profissional capacitado para projetar e decorar o local.
Isso é bom não só para construir uma imagem bacana, mas para construir um ambiente que foi projetado especialmente para atender todos os serviços que o seu negócio disponibiliza, organizando todos os ambientes e aproveitando os espaços da melhor maneira possível.
Pense nisso! Esse é outro ponto sobre como montar um salão de beleza que não deve ser menosprezado. Ele faz uma grande diferença para a experiência do cliente e para o faturamento no final do mês.

Estrutura interna

A estrutura interna será definida a partir do momento que você sabe exatamente quais são os serviços que você vai oferecer ao seu público. É fundamental que o local seja bem arrumado, organizado e que tenha espaço para o trabalhador fazer suas atividades sem aperto.
Coloquei abaixo algumas características importantes de algumas áreas de um salão de beleza:
  • Recepção e sala de espera: Esses são dois ambientes que vão ser o cartão de visita do seu salão. Então eles precisam ser bem organizados e arrumados. Com espaço para as clientes esperarem e para uma profissional atendê-las. É importante ter uma televisão, revistas e água.
  • Área de manicure e pedicure: Se você conseguir separar um espaço para isso será ótimo! Claro que existem situações onde o cliente está fazendo tudo ao mesmo tempo, mas não dá para se esquecer de quem vai para o salão só para fazer pé e mão. O local precisa ser amplo, com boa iluminação para as manicures, espaço para esterilização dos produtos e um mostruário de esmaltes.
  • Área para cabelo: Esse é o espaço que deve ser maior no seu salão e é importante que tenha um piso resistente e de fácil limpeza. Lembre-se que frequentemente pode cair água então é bom que possa ser molhado também. Nesse espaço você vai precisar separar a área de lavagem da área de corte e outros serviços. Precisará de cadeiras confortáveis, bancadas e espelhos grandes, além de todos os acessórios para os trabalhos.
  • Maquiagem e sobrancelha: Esses serviços podem ser feitos no mesmo ambiente reservado para cabelo, mas alguns salões já estão investindo na separação para poder dar mais agilidade ao sistema. O ambiente precisa de espelho, cadeira confortável e boa iluminação.
  • Depilação e estética: Muitos salões de beleza estão oferecendo esse serviço então não podia deixar de falar de algumas características desse espaço aqui nesse texto sobre como montar um salão de beleza. Você vai precisar montar uma sala de depilação, com maca, estantes e ferramentas para o serviço.

Contrate os melhores profissionais


montar um salão de beleza
O que leva um cliente a um salão de beleza é a qualidade do seu serviço. Esse é o ponto principal! Além de ter uma boa estrutura você precisa ter bons funcionários para atender a essa demanda e encantar os seus clientes.
Por isso tome muito cuidado na hora da contratação. Preze por profissionais que já tenham grande experiência na área e que sejam talentosos! Além disso, é importante que sejam profissionais, que cumpram horários e que saibam atender bem as pessoas.
Assim como a recepção é o cartão de visita do salão, os seus funcionários também são! Todos precisam ter treinamento para falarem a mesma língua e transmitirem para todos que passarem pelo salão quais são os seus princípios.
Isso é fundamental! Tenha profissionais de qualidade e assim você vai conseguir ter sucesso com um salão de beleza.

Trabalhe e invista na divulgação


A divulgação de um salão de beleza precisa ser bem planejada. Hoje em dia com as redes sociais o alcance das divulgações é enorme e tem dado bons resultados para quem trabalha forte com isso.
O primeiro passo é contratar um profissional que entenda sobre o assunto, para que possa cuidar dessa parte do seu negócio. Esse é um investimento que vale muito à pena e que te dará ótimos resultados.
Manter uma marca forte na internet é um dos segredos do sucesso de qualquer tipo de empreendimento nos dias de hoje.

Faça promoções!


Esse é um ponto sobre como montar um salão de beleza que nem todo mundo dá atenção e é uma pena. Pensar em promoções para um salão de beleza te dá um potencial de faturamento enorme!
Muita gente esquece que promoção também é uma forma de divulgação! Por mais que você esteja oferecendo um serviço com desconto, ou algo a mais, você está pagando bem barato para divulgar o seu negócio.
São as promoções que fazem com que os salões fiquem cheios e você precisa ser criativo nisso para ter bons resultados.
Sua sorte é que eu já escrevi aqui no blog um artigo especial com exemplos de promoções para salão de beleza. Clique aqui para ler o artigo inteiro e ter muitas ideias.

Investimento


O valor exato que você vai gastar vai depender de muitas escolhas, mas você já poderá ter uma ideia quando fizer seu plano de negócios.
investimento para montar um salão de beleza pequeno pode ser de R$30.000 a R$50.000, já um salão de maior porte você pode gastar em torno de R$280.000.
Claro que quando você tem uma estrutura melhor as suas possibilidades também aumentam, mas se você puder começar do baixo não fique desanimado! O importante é ter sonhos e objetivos altos. Assim você trabalha mais empolgado e focado nos resultados

Monte o seu salão de beleza


como abrir um salão de beleza
Agora que você já sabe como montar um salão de beleza, está esperando o que? Não perca tempo! Essa é a sua chance de ter um negócio lucrativo! Se você absorver essas informações e colocar em prática pode chegar muito longe!
A minha recomendação final é que você faça o Curso Como Montar e Administrar um Salão de Beleza, que foi criado pelo CPT e que já qualificou milhares de empreendedores para começar seu negócio nesse ramo com sucesso. Com o conteúdo que o curso oferece, você conseguirá montar seu salão de forma eficiente.
Então se você tem interesse no curso e quer aprender mais sobre o assunto, eu recomendo que Clique Aqui que você irá diretamente para a página oficial onde tem mais detalhes sobre esse treinamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 produtos para vender na escola

5 produtos para vender na escola Publicado em  19 de abril de 2020  por  Nathan Lucio O ambiente escolar é um local onde se reúne um grande número de pessoas e quanto maior for esse agrupamento de gente, melhor para quem busca  coisas para vender na escola . Seja nas proximidades ou mesmo no próprio espaço interno. O motivo do sucesso das vendas nesses locais é, simplesmente, o grande número de alunos e a necessidade de adquirir certos tipos de produtos. Lógico que o que predomina nas vendas são os alimentos e bebidas, já que as pessoas tem sempre a necessidade de consumi-los, por isso um bom vendedor deve ficar atento a esses detalhes. Então se você ainda não sabe  o que vender na escola para ganhar dinheiro , aqui eu vou listar algumas boas ideias de produtos lucrativos. Continue lendo e se prepare… Melhores coisas para vender na escola Existe uma série de produtos que podem ser vendidas no espaço escolar por um aluno e inclusive na minha tu...

Receita de sacolé para vender

Receita de sacolé para vender: Aprenda três incríveis! Publicado em  05 de maio de 2020  por  Nathan Lucio Quer uma deliciosa  receita de sacolé para vender  e começar um negócio lucrativo? Então fique aqui comigo! Durante esse texto eu não só vou te apresentar uma receita incrível, como vou te dar dicas para você começar a trabalhar o quanto antes. O sacolé, geladinho ou chup chup, é o sucesso da vez e tem ajudado muita gente a sair do vermelho e partir para uma vida com mais tranquilidade, liberdade financeira e realização. Você pode fazer parte disso também e eu posso te ajudar. A primeira coisa para começar a ganhar dinheiro com sacolé é vir buscar informação – que é o que você já está fazendo. Só que o acontece a seguir que é ainda mais importante: Você vai usar essa informação no seu dia a dia? Afinal, os resultados não aparecem se não houver ação, se não existir coragem para enfrentar o dia a dia e correr atrás dos seus resultados. Tenh...

O que vender dentro de uma academia

O que vender dentro de uma academia Publicado em  16 de abril de 2020  por  Nathan Lucio Se você tem uma  academia  ou está pensando em montar um negócio dentro de uma é preciso analisar bem primeiro com o que vai trabalhar. Com o nosso artigo de hoje você vai ter ideias sobre  o que vender dentro de uma academia  para ganhar dinheiro e ter sucesso. É importante entender o público alvo (que são os alunos que estão atrás de condicionamento físico, saúde e boa forma) e procurar soluções para as suas necessidades. Tentar atribuir a isso negócios inovadores será ainda melhor, porque vai te dar mais chance de ter bons resultados. Durante todo o texto você vai encontrar uma série de dicas que poderão te inspirar e motivar para executar um negócio de venda em uma academia. É importante que você veja dentro das nossas propostas qual dos negócios tem mais a ver com você. Tenho certeza que essa leitura vai te ajudar a escolher o que vende...