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Como saber se uma ideia de negócio é boa



Como saber se uma ideia de negócio é boa? Aprenda agora!

Publicado em 14 de abril de 2020 por Nathan Lucio


Como saber se uma ideia de negócio é boa e se vale a pena levar ela adiante?! É sobre isso que eu vou escrever no artigo de hoje!
Em alguns momentos de nossas vidas, surgem ideias que nos parecem fantásticas. O problema é que, em alguns casos, ela só é boa em nossa cabeça, especialmente quando se trata de ideias de negócio.
Então é preciso a gente ter uma visão mais racional sobre ela para identificar se vale a pena mesmo seguir em frente ou mudar para outra coisa. Isso é um tanto complexo, mas com jeitinho a gente consegue.
Fique comigo até o final que eu vou te mostrar como saber se uma ideia de negócio é boa mesmo ou não.

Separando o joio do trigo


Ter uma ideia de negócio é ótimo. Com ela, você cria possibilidades de mudar de carreira, ganhar um dinheiro extra ou ajudar um amigo. Mas como saber quando essa ideia é boa, ainda que ela pareça muito interessante a princípio?
É aí que mora o perigo: saber separar o joio do trigo. Isso porque praticamente qualquer ideia pode ser colocada em prática, mas antes de tentarmos fazê-lo, devemos nos perguntar se ela é viável e se pode gerar os resultados que esperamos.
Em um primeiro momento, é possível afirmar que todas as ideias são vagas, porque surgem do nada e, dependendo do seu conteúdo, podem não levar a lugar nenhum.
Por isso, a possibilidade de êxito de um negócio começa já na etapa de saber identificar uma boa ideia ou um “achismo”.
As ideias de negócio podem envolver desde a criação de novas tecnologias até o lançamento de produtos e serviços que possam atender às necessidades do consumidor.

Questione a si mesmo com honestidade!

como saber se uma ideia de negócio é boa
É necessário, porém, que o empreendedor visualize a proposta e se pergunte se ela está em conformidade com o mercado e a sociedade à sua volta.
Nessa análise sobre a ideia do negócio, é possível considerar alguns pontos, como o público alvo, se o produto ou serviço irá atender as demandas existentes no mercado, se é uma novidade, os recursos necessários para colocar a ideia em prática, e assim por diante.
Em resumo, você deve avaliar todo o cenário econômico e social para fundamentar a sua ideia. Afinal, de que adianta você conceber a ideia de um produto ou serviço que seja considerado ultrapassado?

Como saber se uma ideia de negócio é boa: Dicas que vão te ajudar!


Já que estamos falando sobre como saber se uma ideia de negócio é boa, chegou a hora de te apresentar algumas dicas importantes para que você tenha certeza que não está gastando tempo e energia em um projeto inviável.
Se você conseguir seguir essas dicas, de verdade, vai ficar muito mais fácil na hora de definir se uma ideia de negócio é boa mesmo ou não.
Preste atenção a seguir:

1 – Ouça outras opiniões

A primeira dica é muito valiosa para o seu negócio: procure opiniões honestas e sensatas sobre a sua ideia.
Nesse caso, consulte diversas pessoas para ter certeza de que elas não estão tentando te agradar – ao dizerem que a ideia é boa – ou que não estão com inveja da sua ideia – se disserem que ela é ruim.
As críticas devem fazer parte do seu negócio, pois é com elas que você poderá aprender mais e melhorar os pontos fracos da sua ideia.

2 – Coloque sua ideia no papel

Essa dica pode parecer ultrapassada, mas não é. Se você teve uma ideia, comece passando-a para o papel, com o maior número possível de informações e detalhes.
Em seguida, faça o exercício de ler o que escreveu e encontrar possíveis incoerências e impossibilidades na sua ideia.
Isso não quer dizer que você precise descartar sua ideia após a leitura. Se você chegar à última linha e perceber que a ideia parece muito melhor na sua cabeça, pode fazer ajustes até que ela adquira o caráter de um negócio de sucesso.
Como na dica anterior, você pode permitir que outras pessoas leiam as anotações, pois a ideia escrita pode soar diferente da explicação feita por você.

3 – Inove em vez de inventar

Uma inovação pode ser mais proveitosa do que uma invenção, já que criar algo do zero requer muito mais empenho, investimento e paciência. Além disso, o mercado pode achar arriscado investir na sua ideia se ela parecer muito utópica.
Por isso, procure inovar uma invenção, ou parte dela, em vez de tentar criar algo novo. Não que você não possa fazer isso, mas é muito mais seguro para você e para os investidores apostar em um negócio que já existe e que pode ser melhorado.

4 – Pense sobre a utilidade da ideia

Leia novamente suas anotações e se pergunte: isso pode ser útil para uma grande quantidade de pessoas ou tem mais a cara de uma ideia furada?
A verdade é que ideias inúteis, ou seja, que não apresentam nenhuma facilidade ou que não melhoram em nada a vida das pessoas, são descartadas muito facilmente. E não é para menos, não é?

5 – Conhecimento

Por fim, uma dica muito valiosa é você analisar se conhece suficientemente o assunto que envolve sua ideia.
Afinal, de que adianta uma ideia genial se você nem mesmo pode desenvolvê-la no papel, se não sabe como ela será transformada em realidade e se irá depender de outros profissionais que podem não dar à ideia a cara que você imaginou?
A menos que você entenda bastante do assunto ou conheça uma pessoa que seja capaz de compreender perfeitamente os seus objetivos, não vale a pena insistir na ideia.

Como saber se uma ideia de negócio é boa: Planeje!


o que fazer para saber se uma ideia de negócio é boa
Se você seguiu todas as nossas dicas sobre como saber se uma ideia de negócio é boa e verificou que, sim, sua ideia é boa e vale a pena investir nela, chegou a hora de planejar como ela poderá sair do papel.
Faça as contas, defina os materiais necessários, determine o público alvo e quaisquer outras informações que julgar necessárias. O que você pode fazer, inclusive, é pegar suas primeiras anotações e melhorá-las, transformando-as no seu planejamento.
Em suma, mais do que ter uma ideia de negócio, o primordial é avaliar se ela pode sair do papel. Lembre-se de não confiar apenas em sua própria análise, mas tenha certeza que outras pessoas se empolgaram com a ideia e que o negócio pode virar realidade.
Após analisar sua ideia, há dois caminhos que você poderá percorrer: descartá-la ou levá-la adiante.
Espero que essas dicas te ajudem a encontrar a melhor opção e que, caso você opte por tornar a ideia real, o negócio seja um verdadeiro sucesso.

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