Como montar um banho e tosa: Guia especial para você!
Hoje eu vou te mostrar tudo sobre como montar um banho e tosa. Ficou animado? Eu tenho certeza que sim! Hoje em dia esse é um segmento que tem muito potencial, só que para entrar e ter resultados você precisa entender detalhes que são fundamentais.
É por isso que eu estou aqui! Resolvi trazer para você tudo que tem de mais importante nesse negócio. Pontos, inclusive, que tem muita gente que deixa passar despercebido e que pode causar uma baita dor de cabeça.
Se é para entrar no ramo que seja da forma correta, não é não? Pois então! Além de te apresentar a forma correta eu vou te dar algumas dicas que vão te ajudar a ganhar dinheiro – afinal é o que a gente quer!
Então vamos lá? Senta aí direitinho, presta atenção e toma nota dos pontos que considera mais importante porque a partir de agora você vai ter acesso a um manual passo a passo de como montar um banho e tosa.
Eu tenho certeza que se você tem mesmo o objetivo de ganhar dinheiro nessa área (porque ela pode te proporcionar isso) prestar atenção e levar em conta o que eu trouxe vai te ajudar muito.
Montar um banho e tosa dá dinheiro mesmo?
Do que adianta saber como montar um banho e tosa se esse negócio não valer a pena? Não faz sentido nenhum, não é? Só que nesse caso você não corre esse risco. Esse é de fato um empreendimento com muito potencial.
O que não quer dizer que você vai ganhar dinheiro sem esforço ou sem trabalho – isso já é uma coisa que não existe mesmo! Em tudo na vida a gente só tem resultados positivos com muita dedicação e suor.
Mesmo que você comece com uma pequena loja de banho e tosa, você já tem boas possibilidades. Seu faturamento pode ultrapassar os R$7.000. Tudo vai depender do seu planejamento e da execução do negócio.
O bacana também é que é um projeto que pode começar bem pequeno, mas que se você tiver organização ele pode crescer e se expandir bastante, se transformando em algo com potencial muito maior de retorno financeiro.
Leia também: Como montar um pet shop virtual
Como montar um banho e tosa: Primeiro requisito é capacitação!

Não adianta saber como abrir um pet shop se você não for um veterinário ou tiver um bom para ser responsável pelos serviços. Da mesma forma não adianta aprender como montar um banho e tosa se você não for capacitado para esse serviço.
Então a primeira preocupação que você precisa ter é a de se capacitar nessa área de banho e tosa e se tornar um profissional incrível. Existem vários tipos de cachorros, gatos e outros animais que precisam de atenção específica.
Esse conhecimento você só terá se fizer um bom curso na área! Foi por isso que eu te trouxe aqui uma sugestão que é o Curso de Banho e Tosa em Cães e Gatos.
Ele é um treinamento criado pelo Centro de Produções Técnicas (CPT) e pode ser feito todo por meio online ou por meio de livro + DVD – você que vai escolher a forma mais efetiva para você.
Veja alguns dos assuntos que você vai aprender com o curso de banho e tosa em cães e gatos:
- Equipamentos de uso e higienização;
- Como lidar com os animais;
- Banhos e secagem;
- Tosa higiênica;
- E muito mais!
Portanto, se você tem interesse nesse treinamento, basta Clicar Aqui que você irá direto para a página onde tem todas as informações completas sobre esse curso.
Você precisa de um veterinário
Esse é um dos pontos de como montar um banho e tosa da forma correta, que muita gente deixa passar. Não é que você precisa de um veterinário diariamente no seu negócio, mas você precisa de um que seja responsável pelos serviços que você realiza.
Por isso pare um pouco e pense sobre isso. É claro que a maioria dos empreendimentos de banho e tosa (quando focam só nesse serviço) não tem esse cuidado, mas eu acho que é fundamental que você se preocupe.
Até porque, não importa o quanto seu projeto seja pequeno agora, você precisa pensar grande, ter objetivos e um veterinário é fundamental nisso.
Vá até a Prefeitura!
Esse é outro ponto importante! Não adianta querer montar o negócio e sair montando de qualquer jeito. Você precisa de autorização da Prefeitura e Vigilância Sanitária para funcionar de acordo com as normas da sua cidade.
Como isso pode variar de acordo com município, você precisa sim ir até a Prefeitura e falar sobre o negócio que você quer montar. Eles irão te passar todas as informações burocráticas e estruturais que você precisa cumprir.
A partir daí é correr atrás e se esforçar para fazer tudo dentro dos conformes. Lembre-se que as regras de higiene e infraestrutura são fundamentais e auxiliam no conforto e segurança dos animais que entrarão no seu estabelecimento.
Além dessas questões, você precisa cuidar da parte comum de abertura de uma empresa, hein? Chame um profissional de contabilidade ou um assessor jurídico para isso.
Como montar um banho e tosa: Dicas que você precisa dar atenção

Agora que eu já te falei sobre alguns pontos importantes que você precisa dar atenção antes de colocar a mão na massa de forma mais literal, agora eu vou te apresentar os pontos do negócio em si que você vai precisar cuidar.
São informações genéricas, visões gerais, mas que devem ser moldadas de acordo com a sua realidade e com a sua região. A gente mora em um país muito grande e as coisas mudam rapidamente de um local para o outro, por isso dê atenção a isso.
De qualquer maneira, com essas informações você consegue uma visão mais ampla de pontos importantes e poderá ajustar os seus planos de uma forma que eles lhes dê melhores resultados.
Vamos lá então?! Agora é hora de aprender como montar um banho e tosa lucrativo:
#1 – Planejamento
A primeira coisa que você precisa se preocupar para que o seu negócio dê certo é em montar um bom planejamento. Você sabe como montar um plano de negócios? Eu montei um guia especial aqui no blog explicando o passo a passo de fazer isso.
O planejamento bem feito mostra para você uma visão geral do negócio com muita antecedência. Assim você sabe exatamente quanto vai precisar investir, quais erros poderá evitar e também quais serão as melhores estratégias para bolar.
A maioria das empresas acaba indo à falência principalmente pela falta desse planejamento e eu tenho certeza que você não quer fazer parte dessa triste realidade, não é mesmo?
Então não importa o quão chato pareça: Senta e coloca tudo no papel! Todos os seus objetivos, todos os seus sonhos, todas as suas possibilidades e assim, pouco a pouco você vai desenhando um negócio forte e com potencial para gerar muito dinheiro.
#2 – Localização
Destaque esse ponto na sua lista de como montar um banho e tosa porque ele influencia demais tudo! Se escolher mal o local para abrir o seu negócio você com certeza terá prejuízos – mas o contrário também é verdadeiro.
Seu público alvo são os donos de animaizinhos, não é mesmo? Onde é que você tem mais probabilidade de encontra-los? Em áreas residenciais! Isso mesmo. Quanto mais casas e apartamentos, mais possíveis clientes e mais dinheiro entrando.
Então analise aí na sua região onde é que tem mais residência, onde a população é maior e até mesmo se tem ou não concorrência por perto.
Não tenha pressa em achar o lugar, está bem? Também é importante que você saiba reconhecer oportunidades. Além de estar próximo de residências o seu banho e tosa precisa ser visto com facilidade – dê preferência a áreas em frente de rua.
Se você escolher uma boa localização para um banho e tosa suas chances aumentam consideravelmente.
#3 – Estrutura
A estrutura do seu negócio vai depender principalmente de quantos animais você quer atender por dia e quantos profissionais você pode contratar para trabalhar ao seu lado.
Não é preciso ter uma estrutura grande para começar a trabalhar. Uma área dividida em dois setores é suficiente: Uma para recepção de animais, balcão e venda de alguns produtos (se você quiser) e outra área para banho e tosa e alojamento dos cachorros.
O mais importante é que você atenda todas as exigências da sua Prefeitura e Vigilância Sanitária.
Higienização, organização e segurança são fundamentais para abrir um banho e tosa com potencial de bom faturamento mensal.
#4 – Equipamentos

Os equipamentos para o banho e tosa são a parte mais importante da estrutura do seu negócio. Você sabe quais são eles? Pois bem! Eu vou te mostrar agora uma visão geral do que você precisa comprar para começar a trabalhar.
Além de saber quais são as suas opções é bom lembrar que a qualidade do equipamento também é muito importante. Mesmo que você não possa investir nos mais caros do mercado, se esforce para investir nos que tem qualidade.
Porque o equipamento utilizado influencia diretamente no resultado do seu serviço e na satisfação do cliente. Um cliente realizado volta e isso significa dinheiro!
Bom, entendendo isso vamos seguir para os equipamentos para banho e tosa que você precisa ter (as quantidades também vão variar de acordo com a capacidade de atendimento que você quer ter):
- Banheira (que pode ser de fibra de vidro ou de alvenaria);
- Mesa para tosa;
- Tesouras;
- Guia para tosa;
- Gaiolas ou cercados para os animais;
- Lâminas de tosa;
- Soprador;
- Pente;
- Máquina de tosa;
- Secador;
- Desembolador de nó;
- Rasqueadeira;
- Pente com cabo de madeira;
- Cortador de unha (grande e pequeno).
#5 – Equipe
Se você veio aprender como montar um banho e tosa para começar pequeno, não tem problema. A maioria dos empreendedores de sucesso começaram de baixo e criaram grandes impérios – o que vale é seu esforço e intenção.
Se essa for a situação, você pode até mesmo começar sozinho – mas assim que puder invista pelo menos em alguém que possa ficar na área de recepção e consiga te auxiliar no serviço – nem que seja para enfeitar os bichinhos.
Agora se o seu negócio for maior, você vai precisar de mais pessoas para a área de banho, alguém só para tosa, uma pessoa para cuidar da recepção e, em alguns casos, um motorista para pegar e levar os animais.
Analise o seu planejamento, veja quais são os seus objetivos e possibilidades atuais e procure por pessoas que tenham experiência na área e que respeitem e amem os animais.
#6 – Produtos
Além dos equipamentos, você também precisa se preocupar com os produtos que irá utilizar. Procure por fornecedores e marcas de confiança que auxiliem bem no seu serviço também, deixando os animais bonitos, com pelos macios e sedosos, sem falar que precisam estar cheirosos.
Esse é um ponto que exige que você tenha paciência e atenção aos detalhes. Não é qualquer produto que serve! Analise qual é o melhor custo benefício para a sua situação.
Quanto é preciso gastar para montar um banho e tosa?

Aqui é outra questão que varia muito de acordo com o projeto de cada um e também de acordo com a região que você mora.
Por exemplo: Você pode conseguir montar um banho e tosa com R$30.000 com pequeno porte, mas pode precisar de mais de r$120.000 para uma estrutura maior e mais organizada.
Para saber o investimento para montar um banho e tosa, da forma correta, você precisa mesmo cuidar do seu planejamento.
Lembre-se também que o investimento vai além do financeiro. É preciso se dedicar diariamente para que o seu negócio funcione bem e traga bons resultados.
Divulgue o seu negócio
Esse é outro ponto fundamental! Mais do que nunca hoje em dia a divulgação do negócio precisa ser feita de forma inteligente e organizada. Sabe qual é a melhor forma para isso hoje? A internet!
Crie pelo menos uma conta no Instagram, poste conteúdo diariamente: Desde dicas de cuidados com os pets, a fotos dos seus clientes e serviços, até mesmo promoções ou sorteios.
Se você se esforçar nesse quesito pode se surpreender com o resultado, viu?
Pense também em um cartão fidelidade. A cada 10 banhos o cliente ganha um de graça, quem sabe? Essa é uma forma de chamar a atenção e fidelizar o seu negócio.
Leia também: Produtos para pet shop
Comece a trabalhar!
E aí? Gostou desse meu guia completo de como montar um banho e tosa? Eu espero que sim! Espero que ele te ajude a dar o primeiro passo atrás dos seus sonhos e da sua mudança de vida.
Você pode, hein? Então coloque o que aprendeu em prática e trabalhe diariamente pelos resultados. Assim eu tenho certeza que você vai longe.
Boa sorte!
Comentários
Postar um comentário