Economia colaborativa: O que é? Exemplos no mercado
Muito tem se falado sobre a economia colaborativa nos últimos tempos e pode-se dizer que as empresas que não estiverem cientes disso poderão perder muito nesse novo momento econômico.
Apesar de não ser uma prática antiga, hoje o poder da economia colaborativa é muito grande e tem aumentado cada vez mais. A globalização ajudou e ajuda muito para isso. As pessoas, mesmo que não se conheçam, acabam ajudando a forma de consumo do outro, seja produto ou serviço.
Se você quer saber um pouco mais sobre essa economia, fique comigo até o final desse artigo. Quero te mostrar de forma clara e direto o que ela é e até quais são algumas das empresas que estão trabalhando dessa forma.
Você também pode encontrar os termos economia compartilhada, economia de afeto ou até mesmo economia criativa. Todas elas estão ligadas para a economia colaborativa que estamos falando por aqui. De certa forma todos esses nomes descrevem o todo dessa maneira de consumo.
Entendendo o que é a economia colaborativa
Colaboração entre pessoas! É nisso que se baseia essa economia. Pessoas de diferentes locais, culturas e até idades, conseguem influenciar e ajudar na aquisição de produtos e serviços por todo o mundo.
É a maneira de compartilhar produtos e serviços entre pessoas, envolvendo ou não troca monetária. Às vezes acontece de forma direta, mas pode também acontecer de forma indireta.
Por exemplo: Quando você quer comprar um produto online, você não olha primeiro as opiniões das pessoas? É através do que elas dizem que você compra ou não! Esse é um belo exemplo de economia colaborativa hoje em dia.
Sem falar na possibilidade de você atender pessoas na sua casa, oferecendo um quarto ou até mesmo um sofá e dessa forma diminuir suas despesas pessoais e aluguel.
Esse é o momento de uma nova consciência. Por que pagar mais caro, por exemplo, em um transporte particular se é possível dividir um trajeto com outras pessoas, como no caso do Uber Pool?
Leia também: Como saber se uma ideia de negócio é boa?
Conheça os conceitos da economia colaborativa

A melhor forma de você compreender a economia colaborativa é entendendo quais são os seus conceitos e quais tipos de empresas então incluídas nisso.
Por meio do site Free The Essence, achei quatro conceitos que descrevem muito essa forma econômica e que eu tenho certeza que vão te dar uma visão mais clara sobre o assunto. Então, vamos lá?
Veja agora os quatro conceitos da economia colaborativa:
#1 – Sistema de redistribuição
É a venda de produtos usados ou seminovos. Tem coisa melhor do que poder vender coisas que você não usa mais, ou até mesmo conseguir comprar produtos em bom estado com o preço bem mais abaixo?
Um exemplo de empresa que trabalha com economia colaborativa nesse sentido é o Enjoei. O site permite que o usuário crie sua própria lojinha online e apresente seus produtos.
Existem também serviços que permitem que você venda ingressos de eventos que não vai mais utilizar, sem falar dos mais conhecidos como o OLX, que além de produtos menores você ainda consegue vender veículos e imóveis de forma direta e sem intermédios.
#2 – Economia de reputação
A reputação de um serviço ou produto é o que faz com que o usuário pague por aquilo ou não. O mesmo exemplo que usei mais acima se aplica aqui. Quando você pede seu Uber e vê que ele tem boa pontuação você se sente seguro e não cancela a viagem.
O mesmo acontece com o Airbnb, que você cede seu espaço em casa de acordo com a avaliação do usuário. Um exemplo tradicional disso é a resenha de livros. Quando você vê uma resenha positiva com certeza você vai comprar o livro, mas se a resenha for negativa, dificilmente você segue em frente.
Isso sem falar na questão de reputação de empresa mesmo. Quando você sabe que a empresa X é honesta e trabalha de forma correta, você com certeza vai preferir ir até ela do que em outra.
Por isso que as empresas hoje em dia precisam se preocupar muito com isso. A sua reputação vai contar muito na hora de chegar até o sucesso.
#3 – Crowdsourcing
Falando de forma direta: É quando um grupo de pessoas se reunem para um objetivo em comum. O melhor exemplo disso é o site da Wikipédia que permite que pessoas do mundo todo colaborem com informações adicionais.
#4 – Crowdfunding
É o famoso financiamento coletivo. É uma forma de arrecadar dinheiro onde pessoas de qualquer lugar do planeta podem participar doando qualquer quantia. Entre as empresas que fazem isso, acredito que aqui no Brasil a mais conhecida é a Vakinha.
Muitas bandas fizeram esse tipo de financiamento para lançar álbuns, mas também é comum que haja mobilização nesse sentido para ajudar alguém que esteja precisando, seja por uma doença ou qualquer outro motivo.
A economia colaborativa chama mais a atenção do usuário

Não é por nada que as pessoas estão optando por esse tipo de economia. Essa nova forma de consciência do usuário, que vai além do pensar em si próprio, tem feito com que as empresas modulem o seu negócio.
Além da segurança sobre serviço e produto que dá ao usuário, existem outras vantagens da economia colaborativa que fazem com que as pessoas optem por essa maneira de consumo.
Segundo uma pesquisa feita nos Estados Unidos, 76% das pessoas entrevistadas acreditam que essa forma de economia é positiva para o meio ambiente, 63% acham que é mais divertido do que trabalhar com as empresas tradicionais e 86% acreditam que essa economia torna muito mais barato viver.
Em um mundo cheio de corrupções, as pessoas procuram alternativas que lhe deem vantagens reais! Elas querem interagir com empresas honestas e transparentes.
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Se você tem uma empresa precisa seguir a onda
Ter uma empresa hoje em dia requer cuidados e atenção especiais. Se você está aqui com certeza é porque tem visto o poder que a economia colaborativa tem e é por isso que você precisa encaixar isso ao seu negócio.
Tenha certeza que essa é a melhor forma, hoje em dia, para que você atraia cada vez mais clientes fieis, que além de consumir com você, serão responsáveis pela divulgação orgânica do seu empreendimento.
Espero que esse artigo tenha te ajudado! Agora é hora de correr atrás.
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