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Como abrir um pet shop


Como abrir um pet shop

Publicado em 16 de abril de 2020 por Nathan Lucio


O primeiro passo para abrir um pet shop de sucesso é fazer um bom planejamento! A partir daí é definir os serviços, montar a estrutura certa, fechar com bons fornecedores e oferecer um diferencial.
Abaixo eu vou te apresentar um manual completo com 13 pontos que são fundamentais para o negócio dar certo.
Observe abaixo com atenção, adapte à sua realidade e coloque em prática o quanto antes:

Entenda como é o mercado de pets


como abrir um pet shop
Segundo o Instituto Pet são mais de 132 milhões de animais domésticos no Brasil que movimentam mais de R$18 bilhões por ano! É muito dinheiro! Para você ter uma ideia a movimentação mundial é de mais de R$100 bilhões.
De acordo com a Época, o nosso país é o segundo maior mercado pet do mundo!
A estimativa é que ainda haja crescimento nesse setor nos próximos anos. Sabe o que isso significa? Esse é um ótimo momento para você investir e passar a ganhar dinheiro com pet shop.
É claro que só ter um bom mercado não garante seus resultados. É preciso dedicação, planejamento e boas estratégias para captar e fidelizar seus clientes.

Faça o seu planejamento


Mesmo entendendo que o mercado nacional é positivo, eu aconselho que você analise o mercado local. Veja como os seus concorrentes atuam e até analise a quantidade de pet pela região.
Com isso você vai entender quais são as brechas que podem ser aproveitadas e os erros que devem ser evitados, o que vai te ajudar a criar o planejamento perfeito.
Nele é preciso acrescentar tudo que você pretende com seu pet shop, o quanto você tem para investir e até quais são os seus objetivos. Esses três fatores vão te ajudar a entender qual é o cenário real e aproveitar da melhor forma o que você tem disponível.
O planejamento bem feito é a oportunidade de estruturar bem o negócio. Mesmo antes de ele existir já dá para ter uma noção do que será. Você terá maior controle sobre o passo a passo.

Cuide das questões legais do negócio


O ideal é procurar uma empresa de contabilidade para cuidar das questões da abertura legal do seu negócio – não dá para trabalhar sem o seu CNPJ.
Fora isso, é preciso também buscar contato com a Prefeitura para saber quais são as exigências para conseguir o alvará de funcionamento e a licença da Vigilância Sanitária.
Essa último é muito importante!
Todo o seu empreendimento precisa ser construído e estruturado de acordo com o que é pedido. Isso vai permitir que você tenha o melhor ambiente para os animas e seus clientes, então fique atento.

Questão importante: Para abrir um pet shop precisa ter um médico veterinário?

De acordo com o Consultor Jurídicopara abrir um pet shop não precisa de médico veterinário.
Isso porque a venda de animais, de produtos e até medicamentos, sem falar no serviço de banho e tosa, não são atividades que só podem ser desempenhadas por um profissional de medicina veterinária.
Agora, se o seu objetivo for acrescentar ainda mais valor ao seu negócio e oferecer consultas ou outros tratamentos, aí a situação muda de figura. Todo e qualquer atendimento precisa ser feito por um profissional qualificado.

Entenda o que é um pet shop


É importante deixar isso claro, porque apesar de ser uma coisa simples, é muito fácil de a gente se confundir.
A questão é que o principal serviço de um pet shop é oferecer ração, produtos de limpeza, medicamentos e outros acessórios para os animais. Sem falar na opção de banho e tosa. Esse é o comum!
É possível anexar ao seu pet shop serviços veterinários? Claro que sim! Isso até é uma ação inteligente, mas nesse caso é preciso ter a estrutura e os profissionais certos para exercer essa função.

Defina os serviços que vai oferecer


pet shop banho e tosa
São basicamente quatro grupos:
  • Pet Vet: Serviços Veterinários;
  • Pet Food: Alimentação;
  • Pet Care: Cuidados para os animais;
  • Pet Serv: Serviços a mais para os animais.
Lembre-se de que não adianta oferecer o máximo de serviços de um pet shop se você não tiver estrutura para fazer isso bem feito! É melhor oferecer menos serviços e com qualidade, do que um monte, mas de qualquer jeito.
Não queime a imagem do seu pet shop! Um dos segredos do sucesso é se preocupar com a excelência de todos os pontos do seu projeto.

Escolha a localização certa!


Essa é uma decisão muito importante! O ideal é se instalar em uma região que tenha grande população de pets, como nos centros residenciais da sua cidade.
Ainda nesse local é preciso ter cuidado em ser facilmente visto, em ter área de estacionamento, de ser um local seguro para os clientes e de fácil acesso para os transportes públicos.
A localização certa ajudará muito no sucesso do seu pet shop, por isso não se deixe levar pela emoção.
Outro ponto importante: É preciso caber no seu orçamento! Alguns empreendedores acabam se empolgando e indo para regiões muito caras, não faça isso.
É importante começar onde o braço alcança e aos poucos, com trabalho e dedicação, você pode expandir.

Estrutura


A estrutura de um pet shop pode variar de acordo com o projeto de cada um, mas no geral ela é dividida nas seguintes áreas:
  • Recepção, atendimento e área comercial: Esse aqui será o local onde os clientes vão encontrar os produtos e fazer suas compras. É preciso ser bem organizado e limpo.
  • Depósito: Ambiente para organizar os produtos. Também é importantíssimo que seja bem organizado, até mesmo para manter a integridade dos produtos.
  • Área para banho e tosa: Para essa área é muito importante que você analise qual é a legislação vigente na sua região. Existem especificações de piso e de parede, sem falar na área dedicada a banho. Analise todas as exigências da Vigilância Sanitária daí e coloque em prática.
  • Alojamento de animais: Esse é um espaço para que os animais que vão tomar banho fiquem esperando. É importante que você tenha área para animais de diferentes portes e de forma segura e confortável.
  • Área administrativa: Um escritório pequeno é suficiente. É o ambiente que você vai cuidar das questões administrativas do seu negócio.
  • Consultório: Se você tiver o objetivo de oferecer serviços veterinários é importante que você tenha uma área reservada para isso.

Equipamentos


Os equipamentos para pet shop vão variar de acordo com os serviços oferecidos, mas no geral são prateleiras e estantes para organização dos produtos.
Além disso você pode precisar de um balão de atendimento, computador, impressora, telefone e coisas voltadas para a área administrativa
Isso se tratando de montar um pet shop que trabalha só com a venda de produtos, se você quiser oferecer serviços de banho, precisará de equipamentos específicos para isso.

Veja abaixo alguns dos equipamentos para banho e tosa que você pode precisar para o seu negócio:

  • Mesa para tosa;
  • Tesouras;
  • Banheira de fibra de vidro;
  • Gaiolas (para colocar os cachorros);
  • Guia para tosa;
  • Lâminas para tosa;
  • Pente adaptador de 1″ 1/2;
  • Soprador Plus Brasmed com duas velocidades;
  • Máquina de tosa;
  • Secador Brasmed com três temperaturas;
  • Desembolador de nó e rasqueadeira média;
  • Cortador de unha;
  • Pente com cabo de madeira.

Monte uma equipe que gosta de animais


Seus funcionários são a cara do seu negócio. Não se importar com quem você contrata pode causar alguns problemas, pode também levar o seu negócio ao fracasso.
Os funcionários de um pet shop devem, primeiramente, ter amor por animais – independente da área em que atuem lá dentro. Isso é fundamental!
A quantidade e o tipo de profissional que você vai contratar depende exclusivamente do tamanho do seu negócio.
Para um pet que só trabalha com fornecimento de produtos para os animais, você vai precisar de um recepcionista, vendedor e alguém para ajudar na parte administrativa.
No caso de oferecer mais serviços, como consulta e banho e tosa, aí você vai precisar contratar um médico veterinário e um profissional especializado em banho e tosa.

Encontre os melhores fornecedores


como montar um pet shop de sucesso
Você vai precisar de fornecedores de ração e de outros produtos de pet shop e esse é um dos trabalhos mais importantes!
Nesse momento você não deve se deixar levar só por preço baixo, é encontrar produtos de qualidade e confiança para oferecer aos seus clientes.
Por isso faça uma pesquisa detalhada! Dê preferência sempre aos fornecedores locais e às grandes marcas. Analise o que o seu público alvo mais consome e vá atrás disso.
Quando encontrar essas empresas, aí sim é hora de calcular. Prefira as que tem negociação clara e que oferece o melhor custo benefício.

Agregue valor ao seu negócio se quiser ter um pet shop de sucesso!


Isso é essencial! Se você quer entrar nesse mercado, não seja mais um. Dê o seu melhor e se esforce ao máximo para deixar sua marca, conquistar o seu espaço e se tornar referência na sua região. O céu é o limite!
Vá além do serviço em si, tenha uma ideologia, monte um espaço que as pessoas confiam, se sentem bem e resolvem todos os seus problemas de vez.
Oferecer mais serviços, como no caso de montar banho e tosa e ter um médico veterinário, já vai ajudar bastante. Isso te dá mais oportunidade de faturamento. Só que mais do que isso você precisa criar um ambiente acolhedor!
Ofereça cuidado aos animais, amor e respeito! Monte uma equipe de profissionais que se preocupa de verdade com isso e trabalhe todos os dias com esse objetivo.
Quem tem um animal, quer encontrar um ambiente onde saiba que pode deixar o seu pet sem medo, sou exemplo vivo disso. Seja esse lugar!
Inclusive, uma boa sacada atualmente é montar um pet shop virtual também para agregar valor à sua loja física. Isso tem funcionado muito bem e pode ser mais uma oportunidade para obter sucesso nesse ramo.

Investimento para abrir um pet shop


Segundo a Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, montar um pet shop banho e tosa custa R$17.000. É claro que esse valor varia de acordo com o projeto de cada um, mas dá para ter uma noção.
Ainda segundo eles, o faturamento médio do pet shop é de R$19.000, mas também existe variação.
Por isso que fazer um bom planejamento inicial é tão importante! Ele vai te dar uma noção muito melhor em relação a quanto você vai precisar desembolsar.
Lembre-se ainda que além do valor para fazer o negócio sair do projeto, é preciso ter capital de giro para dar conta do negócio por seis a 12 meses.

Invista na sua profissionalização


A minha dica final é que você faça o Curso Como Montar um Pet Shop, que é um ótimo treinamento para quem deseja começar no ramo.
O curso é do Centro de Produções Técnicas (CPT) e ministrado pelo Prof. Dr. José Antônia Viana, que é Médico Veterinário da Escola de Veterinária da UFMG.
Com ele você vai entender quais são as características de um bom empreendedor, conhecer a legislação da área e entender todas as características do negócio, do zero.
Esse curso pode ser feito totalmente online ou com auxílio de livro e DVD. Acho que vale a pena você conhecer.

Comece a trabalhar!


Agora que você já sabe como abrir um pet shop, é hora de começar a se mexer. Comece pesquisando a sua região, faça o seu planejamento e transforme o seu projeto em realidade.
Espero que o artigo tenha te ajudado e inspirado e que você tenha muito sucesso com o seu negócio.
Um abraço e até mais!

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