Por que as empresas quebram? Alguns motivos que você pode evitar
A melhor maneira de evitar que o seu negócio quebre é compreendendo quais são os pontos negativos dos negócios que fecharam e acabaram. Foi justamente o que eu trouxe para esse artigo!
Vou te apresentar uma série de motivos que vai responder essa pergunta para você. A partir do momento que você compreender o “Por que as empresas quebram?” você terá mais chances de se preparar melhor e ter uma base mais sólida.
Até porque ninguém quer montar algo para acabar, não é? Se você quer ter sucesso no seu ramo, seja ele qual for, você precisa mesmo estar disposto a se esforçar e se dedicar ao máximo por isso.
Não adianta achar que ter dinheiro é o suficiente, ou que se você tem o dom para uma área as coisas serão fáceis. A realidade não funciona assim.
O que você vai ver mais por aí, por exemplo, são pessoas inteligentes que falharam, enquanto que outras que não tinha conhecimento nenhum perseveraram e chegaram ao topo.
Por que as empresas quebram? Ter empresa não é tarefa para preguiçoso!
A primeira coisa que eu preciso te dizer e que responde a pergunta de “por que as empresas quebram” é que para ter um negócio você não pode ser preguiçoso. Não dá para ter sucesso sem trabalho duro e isso pode significa trabalhar mais do que nunca.
Muitas empresas falem por isso: O dono, por algum motivo, acha que ficou rico a partir do momento que é dono do seu negócio e começa a deixar muitas coisas para que os seus funcionários tomem conta, sem supervisão.
É claro que existe muita gente competente no mundo e que você precisa mesmo designar tarefas, só que isso não significa que você não vai trabalhar, entende? Você tem que ser presente no seu negócio e saber o que está acontecendo.
Você vai precisar viver o dia a dia dele e corrigir as falhas, melhorar os acertos e trabalhar para que ele se desenvolva cada vez mais.
Se você acha que ser dono do próprio negócio é moleza, acho que nem precisa continuar lendo esse artigo. Porque um dos motivos principais que respondem à nossa pergunta é justamente a preguiça.
Leia também: Como saber se uma ideia de negócio é boa?
Por que as empresas quebram? Conheça os principais fatores que colaboram com isso

Você sabia que mais de 50% das empresas acabam entrando em falência nos cinco primeiros anos? Sem falar que mais de 20% delas não sobrevive nem ao primeiro ano. A realidade brasileira não é das melhores.
Só que nada nessa vida é por acaso, pelo menos na área de negócios. Existem motivos que se repetem ano após ano e que prejudicam demais os novos empreendedores.
Para que você não caia nessa mesma armadilha, entender “por que as empresas quebram?” pode ser a sua solução. Foi por isso que eu preparei esse artigo para você!
Por que as empresas quebram? Conheça os 10 motivos principais
A primeira coisa que eu quero te mostrar é um dado do Sebrae. Ele fez uma lista com os 10 principais motivos que respondem a pergunta de “Por que as empresas quebram?”. Acho interessante que você tenha essa visão.
Observe abaixo:
- Falta de capital de giro;
- Alta carga tributária;
- Falta de clientes;
- Concorrência;
- Baixo lucro;
- Dificuldade financeira;
- Desinteresse na continuação do negócio;
- Maus pagadores/inadimplência;
- Problemas familiares;
- Má localização da empresa.
Conheça os problemas mais comuns

Entre esses problemas mais frequentes, resolvi destacar alguns que são mais comuns e que mais causam problemas. A partir de agora você vai entender os motivos das empresas quebrarem tão frequentemente:
#1 – Falta de planejamento
Se você já é leitor aqui do blog com certeza já me ouviu falando umas duzentas vezes sobre a importância de fazer um bom planejamento do seu negócio. Isso é fundamental para que você tenha base e estrutura para seguir em frente!
O que acontece é que a maioria dos novos empresários não tem se preocupado com isso e acabam montando o projeto meio que de forma intuitiva – o que é um erro muito grave!
Mesmo que você seja um chef de cozinha, por exemplo, e queira montar um food truck é preciso estudar o negócio por completo, procurar ajuda, buscar conhecimento qualificado e planejar cada passo.
A parte financeira por exemplo não pode ser ignorada! Você precisa planejar quantos impostos terá que pagar, o custo mensal do seu negócio, quanto vai precisar de capital de giro.
Quanto mais controle e organização você tiver, o seu planejamento será melhor. Você não será pego de surpresa e construirá um negócio que viu que pode sim dar certo.
#2 – Falta de administração financeira
Esse deve ser o maior motivo para as empresas quebrarem em todo o mundo! Não saber lidar com o dinheiro do negócio é um erro tão grande que por muitas vezes não há outra solução do que a falência.
Existem inúmeros erros nesse sentido. O mais clássico e mais prejudicial, a meu ver, é a mistura de dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa. Tem gente que vai sacando dinheiro da empresa achando que tudo é seu.
Separar o que é da empresa do que é seu é fundamental para que você não entre em uma bola de neve sem tamanhos. Uma empresa não sobrevive sem dinheiro, sem investimento, sem capital de giro – tome muito cuidado com isso.
Além desse fator em especial, existem outras questões financeiras que podem causar problemas: a falta de pagamento de impostos da forma correta, a precificação errada de produtos e serviços e até contratação sem análise de custos.
#3 – Empreendedor Bombril
Sabe por que as empresas quebram? Muitas vezes é porque o dono acha que pode fazer tudo sozinho. O medo de que funcionários não realizem uma tarefa do jeito que ele quer faz com que ele se sobrecarregue.
Sabe o que acontece por causa disso? Estresse, cargas pesadas e as tarefas não serão feitas da melhor maneira possível.
O dono precisa ter gente que faça o seu negócio funcionar enquanto ele se preocupa em montar estratégias para que ele cresça. Você precisa montar uma equipe qualificada que possa confiar.
Acredite: Por mais que você ache que sim, não dá para fazer tudo sozinho! Você precisa de outras pessoas! Treine elas e delegue funções.
Leia também: Economia colaborativa
Não entre nos dados das empresas que quebram
Agora você já sabe por que as empresas quebram? Ótimo! Evitar com que isso aconteça com o seu negócio será muito mais fácil agora.
Se prepare, estude o seu negócio, se planeje bem, estude o mercado, cuide da parte financeira, delegue funções e trabalhe duro!
Se você tiver esses cuidados com antecedência, sua empresa pode ir longe sim, só depende de você!
Comentários
Postar um comentário